A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Regiões / Site Emtempo Tocantins / Tocantins aumenta testagem e já realizou cerca de 900 exames para Covid-19

Tocantins aumenta testagem e já realizou cerca de 900 exames para Covid-19

 

O Lacen realizou até o dia 23 de abril, 723 testes RT-PCR (biologia molecular) dentro do Sistema GAL do Ministério da Saúde 

Com uma capacidade instalada para analisar 980 testes por semana, com média de 140 por dia, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou até o dia 23 de abril, 723 testes RT-PCR (testes de biologia molecular) dentro do Sistema GAL do Ministério da Saúde (MS).

Além desses, o Executivo Estadual realizou, no Hospital Geral de Palmas (HGP), 131 testes rápidos, em estudantes tocantinenses repatriados do Paraguai e da Bolívia. Um trabalho contínuo aliado aos 16 mil testes rápidos já disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para os 139 municípios utilizarem seguindo as avaliações médicas.

A força-tarefa para atender as demandas por exame tem sido positiva e, no momento, não há fila ou amostras reprimidas. Há tempo médio de 24 horas para a liberação dos resultados após as amostras chegarem ao laboratório. Uma  preocupação é seguir todos os protocolos e recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela própria SES.

“Os exames são realizados em: pacientes sintomáticos que tenham tido contato, nos últimos 14 dias, com caso confirmado para Covid-19; pacientes internados com suspeita de Covid-19 e óbitos suspeitos de Covid-19”, destaca a diretora do Lacen, Jucimaria Dantas, acrescentando que a análise do Laboratório Central é feita em amostras que são coletadas e enviadas pelos municípios.

O trabalho dos exames realizados no Lacen e nos municípios, por meio dos testes rápidos, detectaram até a quinta-feira, 23, 43 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (28), Araguaína (09), Cariri do Tocantins (01), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01), Sítio Novo (01) e Tocantinópolis (01).

Atualmente, o Estado contabiliza 02 óbitos, 15 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 24 ainda em isolamento domiciliar e 02 pacientes internados (01 na rede pública e 01 rede privada).

Para o titular da SES, doutor Edgar Tollini, os dados apontados são bons. “Felizmente, o Tocantins ocupa, positivamente, a última posição no ranking de classificação por unidade federativa para casos de confirmação da Covid-19 e isso se dá pelas medidas de contenção tomadas pelo Governo do Estado e pelas gestões municipais. Temos trabalhado e contado com parceiros, para abastecer nossas unidades de equipamentos e insumos necessários para que as equipes técnicas façam um bom trabalho, de forma segura para profissionais e pacientes”, enfatiza.

Estrutura

Além dos equipamentos de segurança mencionados pelo gestor, as 18 unidades hospitalares geridas pelo Estado dispõem de mais de 800 leitos clínicos disponíveis para a Covid-19. O Tocantins conta ainda com 131 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede estadual e outros 157 complementares e privados, totalizando 288.

Destes, 32 leitos intensivos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 16, no Hospital Geral de Palmas (HGP); 10, no Hospital Regional de Araguaína (HRA); e 6, no Hospital Infantil de Palmas (HIP). A taxa de ocupação no momento é 3%, visto que temos uma internação por Covid-19 em leito intensivo exclusivo em unidade pública. Os hospitais públicos do Tocantins possuem 223 respiradores em funcionamento.

Por Aldenes Lima

Além disso, verifique

Em fase final de colheita, produção de sorgo deve aumentar 48% no Tocantins

Sorgo é essencial na alimentação bovina e pequenos animais – Foto: Juliano Ribeiro/Governo do Tocantins …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *