A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Regiões / Brasil / Brasil: capitais batem recorde de calor. Cuiabá chega a 42º

Brasil: capitais batem recorde de calor. Cuiabá chega a 42º

Termômetro marca 39ºC na zona sul de São Paulo

Capitais brasileiras bateram recorde de calor nesta quinta-feira (10), apesar de ainda estarmos em pleno inverno. Sol forte, ar seco e calorão predominam em todo o país, exceto pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Os estados mais quentes são no norte, nordeste e centro-oeste do país. Em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí as temperaturas ficaram perto dos 40º C.

Em Cuiabá, a máxima foi de 42º C, maior do que o recorde estabelecido pelo dia anterior, de 41,8º C. Campo Grande manteve a temperatura recorde atingida na quarta-feira (9), de 38º C.

São Paulo também bateu o recorde de calor do ano, próximo dos 34º C. Antes, a maior temperatura havia sido em 27 de janeiro, 33,7º C. Termômetros nas ruas da capital marcavam até 39º C, como registrado na zona sul, na avenida Prof. Noé de Azevedo.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura, os próximos dias serão marcados por temperaturas bem acima da média histórica para setembro, superando os 32º C.

Para manter-se fresco e hidratado, especialistas recomendam alimentação leve, evitar exposição ao sol entre as 10h e 16h e beber muita água.

Cuiabá: fumaça e calor

Cuiabá registrou, em 2020, o recorde de calor para o mês de agosto dos últimos 60 anos. A temperatura chegou a 41,8° C, no mês passado. Historicamente, a última que vez que o período registrou um clima tão quente foi em 1960.

Desde então, não houve um mês de agosto tão quente quanto o deste ano. Entre 1960 e 2009, nunca havia registrado em agosto uma temperatura acima de 40°C. De 2010 a 2020, as temperaturas ultrapassaram os 40°C por dezoito vezes. Dessas, nove foram este ano.

Um dos principais fatores das temperaturas mais altas neste ano é o anticiclone, uma região de pressão que o ar quente e seco chega de cima.

O Segundo o professor de climatologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques, Cuiabá não terá chuva pelos próximos dias por duas condições: o anticiclone atuando no centro de Mato Grosso e a falta do corredor de umidade que deveria sair da Amazônia para o estado.

Segundo o 9° Distrito de Meteorologia, a última chuva em Cuiabá foi no dia 22 de maio. Ou seja, já são mais de 110 dias sem chuva.

O anticiclone está há muito tempo centrado em Mato Grosso e o ar que já estava muito seco quando chega de cima para baixo, aquece mais. Além disso, foram registradas poucas frentes frias e o ar ficou muito tempo sendo aquecido continuamente.

Segundo os climatologistas, as frentes frias estão muito localizadas no sul do país e não estão conseguindo avançar. Este recorde de temperatura era esperado para o mês de setembro, mas se adiantou em agosto.

Rodrigo explica também que o período de queimada contribui para a má qualidade do ar. Segundo o professor Rodrigo, Cuiabá vem registrando muitos focos de incêndios urbanos, o que leva à formação de uma camada densa de fumaça pela cidade.

“Mesmo que Cuiabá esteja um pouco acima do Pantanal, ela está muito abaixo de Chapada dos Guimarães. A fumaça do Pantanal chega é transportada a cidade. Lembrando que também estão acontecendo muitas queimadas urbanas na capital e esse tipo de ação é proibido durante o ano inteiro”, ressalta.

Um monitoramento feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) no ano passado, consta que a maior concentração foi de 70mcg/m3 que é acima do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda.

Se a população for exposta por muito tempo nessa concentração, aumenta 15% a possibilidade de morte por problema cardiovascular.

Fonte: CNN Brasil/G1 MT

Além disso, verifique

“Cartão vermelho” de Bolsonaro isola braço direito de Guedes em Brasília

O “cartão vermelho” que o presidente Jair Bolsonaro disse que daria a quem lhe propusesse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *