A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Agronegócios / Agricultura / Encontro agrometeorológico apresentar tendências climáticas para safra 2020/2021

Encontro agrometeorológico apresentar tendências climáticas para safra 2020/2021

Nos próximos meses, produtores iniciam os preparos da terra para a produção agrícola no Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e parceiros organizam o 6° Encontro para Apresentação das Tendências Agrometeorológicas do Estado, com o tema Agrometeorologia na Era Digital, que será no formato 100% virtual, devido ao atual momento de enfretamento à pandemia do novo Coronavírus. O evento, que será realizado nesta sexta-feira, 25, a partir das 8h30, servirá de indicador climático para produtores rurais para safra 2020/2021.

Segundo a gerente de Agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho, as condições de tempo e clima são fundamentais para a agricultura, pois além de ser um dos principais fatores que determinam a produtividade de uma cultura, auxiliam também na elaboração do calendário de atividades das propriedades rurais.

“Portanto, essas informações são fundamentais, pois o produtor pode escolher o melhor dia de plantio, de colheita, ou o melhor dia para manejar o solo, realizar a irrigação e demais práticas culturais”, frisa.

A gerente destaca ainda que a agrometeorologia permite saber a direção e a intensidade do vento, auxiliar na aplicação de defensivos e, assim, evitar a deriva desses produtos. “O alerta de ocorrência de eventos extremos, como a ocorrência de chuvas e ventos fortes, possibilita ao agricultor se precaver e evitar que ocorram perdas à propriedade”, complementa Denise Coelho.

Para o secretário da Seagro, Thiago Dourado, a informação garante que produtores estejam preparados e possam planejar melhor o plantio.

“Um dos setores que não tem sofrido perdas consideráveis é a agricultura no Tocantins. O planejamento ocorre quando o produtor tem conhecimento sobre o tempo, as previsões do início das chuvas e assim possam enfrentar e solucionar possíveis imprevistos e/ou mudanças bruscas que venham ocorrer no agronegócio em decorrência do clima. O sucesso do campo depende das condições climáticas, visto que pode afetar todo o processo produtivo. O Governo, ao promover o 6° Encontro para Apresentação das Tendências Agrometeorológicas do Estado, tem o objetivo de auxiliar os produtores nas tomadas de decisões”, pontua o secretário.

Participação

O evento será transmitido no Youtube. O QR Code para acesso ao Encontro de Agrometeorologia estará disponível no site seagro.to.gov.br, no aplicativo Infotempo Tocantins e no Portal da Agrometeorologia – agrometeorologia.seagro.to.gov.br, no dia do evento.

Por Elmiro de Deus

Além disso, verifique

Palmas: Erivelton diz que falta vontade da prefeita para reduzir taxa de esgoto

O vereador Erivelton Santos  (PV) desafiou a prefeita Cínthia Ribeiro (PSDB) a enviar à Câmara …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *