A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Regiões / Brasil / Reincidência: Irajá Abreu vai ao show do Maroon 5 com carro oficial do Senado

Reincidência: Irajá Abreu vai ao show do Maroon 5 com carro oficial do Senado

Um carro oficial do Senado foi flagrado (veja foto em destaque), na noite de terça-feira (03/03), saindo do estádio Mané Garrincha após o show internacional da banda Maroon 5. Trata-se do automóvel número 041 da Casa, de uso exclusivo do senador Irajá Abreu (PSD-TO).

O parlamentar já foi flagrado, em outras ocasiões, usando o carro, que é pago com dinheiro público, para compromissos pessoais. Em março de 2019, por exemplo, o Metrópoles revelou que o veículo foi utilizado para buscar a sua namorada em uma academia luxuosa no Setor de Clubes Sul, em Brasília.

O automóvel usado pelo filho da também senadora Kátia Abreu (PDT-TO) foi fotografado novamente outras duas vezes no mesmo local. O uso do automóvel do Senado em situações que não sejam oficiais fere as normas do regimento. Nas ocasiões, o carro permaneceu ligado para manter o ar-condicionado em funcionamento enquanto o motorista aguardava a companheira do senador.

O que se descobriu foi que a pessoa que foi à ginástica com o veículo do Senado era a namorada do vice-líder do PSD na Casa. Modelo e digital influencer, Nicole Guedes também é comissionada no Congresso Nacional. No entanto, ninguém a conhece no gabinete onde ela supostamente trabalha.

Na ocasião, por duas vezes, o site Metrópoles ligou no local à procura da comissionada e as secretárias que atenderam as ligações disseram não haver ninguém com esse nome trabalhando por lá. Contratada no dia 11 de abril de 2018, a modelo ocupava o cargo em comissão de auxiliar parlamentar. “A remuneração bruta é correspondente a R$ 5.735,93 e a servidora tem dispensa de ponto desde a sua nomeação’, afirmou a Casa.

Assim, sem precisar registrar presença no trabalho – apesar de ter de cumprir uma carga horária diária de 8 horas – Nicole Guedes  acompanhava o senador nas viagens que ele fez pelo Brasil e pelo exterior. Os passeios ocorreram durante os dias que a modelo deveria estar no Senado.

Quando foi contratada, por exemplo, ela estava no Catar com o namorado, visto que Irajá Abreu participava da Assembleia da União Interparlamentar no país. De lá, o casal aproveitou para conhecer as Ilhas Maldivas e a França. A modelo registrou tudo em suas redes sociais, inclusive a data da volta: 19 de abril, oito dias depois de já estar recebendo salário do Senado.

Nas redes sociais, a digital influencer, que tem quase 65 mil seguidores, afirma também ser estudante de Nutrição, além de postar fotos malhando todas as manhãs. Em julho, Nicole também fez uma viagem para Campos do Jordão, durante dias de semana, quando deveria estar trabalhando.

Também em julho, Nicole Guedes esteve mais uma vez fora de Brasília. A modelo foi para Nova York acompanhar Irajá Abreu em uma agenda oficial.

O parlamentar viajou aos Estados Unidos para participar de um fórum nas Nações Unidas (ONU). Para isso, o senador ganhou R$ 8.028,80 em diárias pagas pelo Senado. A Casa não pagou a viagem de Nicole. A modelo registrou a visita à ONU ao lado do namorado Irajá e os demais locais que conheceu.

Carros oficiais
O uso dos veículos oficiais é regido pela Lei nº 1.081, de 13 de abril de 1950. No artigo 4º, ela determina que é “rigorosamente proibido” que o carro seja usado pelo “chefe de serviço, ou servidor, cuja funções sejam meramente burocráticas e que não exijam transporte rápido”, “no transporte de família do servidor do Estado, ou pessoa estranha ao serviço público” ou “em passeio, excursão ou trabalho estranho ao serviço público”.

A assessoria de imprensa do senador foi procurada para oferecer uma explicação para o carro ter sido utilizado para levar alguém ao passeio que teve como atração principal a banda internacional. Até a última atualização desta reportagem, porém, eles não haviam se posicionado. O espaço continua aberto.

O Regulamento Administrativo do Senado também proíbe o uso do veículo fora do horário de trabalho do parlamentar e por outra pessoa que não seja o político eleito. Os carros devem ser recolhidos aos fins de semana e feriados, como também quando o parlamentar não estiver trabalhando, a não ser que haja uma autorização da Primeira-Secretaria da Casa.

Por Fabíola Testi ( metropoles.com)

Além disso, verifique

Mercado financeiro ensaia ‘desembarque silencioso’ do governo, diz ex-secretário de Política Econômica

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil Mercado estava excessivamente otimista, diz Mendonça de Barros Os manifestos assinados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *