A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Magazine / ‘Estesia’ abordou, nos palcos de Goiânia, questão da esquizofrenia na ficção

‘Estesia’ abordou, nos palcos de Goiânia, questão da esquizofrenia na ficção

Flyer - Estesia

Texto do espetáculo é inspirado em As Bacantes, de Eurípedes

No último dia 08 de maio, a companhia 41cinquenta encerrou a temporada de sua peça Estesia, inspirada no texto de As Bacantes, de Eurípedes. No texto original, a história narrada é a de Penteu, rei de Tebas, e de sua mãe, Agave. Os dois são punidos, na trama, por Dionísio, um deus que é primo de Penteu. A companhia 41cinquenta tomou como base alguns desses aspectos para formular uma nova história, em que Penteu é um garoto com esquizofrenia.

Apresentando-se desde 18 de novembro de 2017, a atmosfera do espetáculo traz ao espectador a percepção de um mundo diferente desde o momento em que ele entra no teatro. Estesia buscou causar um grande impacto visual e sonoro para representar esta percepção.

Além da cenografia e da sonoplastia, o figurino também foi concebido baseado na simbologia que remete à esquizofrenia e às dificuldades de cada papel ali interpretado.

Este foi um projeto aprovado para circulação em Goiânia através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A temporada contou com cinco apresentações que foram exibidas nos teatros Sonhus, IFG, Basileu França e Sesc, sendo no primeiro duas apresentações.

A diretora Jhey Matos considera que a companhia fechou “muito bem”sua primeira temporada. “Foi uma grande honra promovermos nosso trabalho nesse palco (teatro Sesc, local da última apresentação) e saímos de lá com elogios a dar e a receber da plateia e produção”, conta.

Trama

O jovem Penteu, personagem principal da trama, vive em uma vila pacata que recebe a visita de três mulheres estranhas, e é a partir daí que a trama se desenrola. Elas parecem trazer um mau agouro para o local e o menino tenta desvendar o que acontece enquanto sua vila é tomada pela libertinagem e loucura trazidas pelas mulheres.

Embora a 41cinquenta já tenha montado e apresentado outros espetáculos, Estesia é a montagem que deu início aos trabalhos da companhia e que é produzida desde sua criação, há dois anos. O espetáculo tem patrocínio da Cutelaria Jesus Matos e Prefeitura de Goiânia e apoio do Sesc, Espaço Sonhus, Rocinha Casa Cultura, Evoé Café Com Livros, Cia. Flor do Cerrado e IFG.

Ficha Técnica

Texto: Jhey Matos, com colaboração da Cia. 41cinquenta
Duração: 1h
Classificação Indicativa: 12 anos
Produção: Janete Leite
Direção Geral: Jhey Matos
Direção Musical: Anna Bê
Elenco: Janete Leite, Anna Bê, Barbara Felipe, Dominike Gossler, Augusto Ramos, Robson Leles, Capitão Greg, Pedro Arthur Crivello, Luiza Campos, Silas Santana
Coreografia: Barbara Felipe
Música “Ingrata”: Anna Bê (compositora e intérprete)
Figurinista: Jhey Matos
Cenografia e Maquiagem: Izabelle Eleonora
Iluminação: Everson Rocha
Sonoplastia: Guilherme Borges

Além disso, verifique

Colégio Atlanta apresenta gastronomia de oito países no Shopping Cerrado

Evento acontece na noite de sexta-feira, com degustação gratuita de pratos típicos da Argentina, Peru, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *