A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Regiões / Goiás / Goiás: Ronaldo Caiado adota lockdown a cada 15 dias até setembro

Goiás: Ronaldo Caiado adota lockdown a cada 15 dias até setembro

Rua C-182 no Jardim América, em Goiânia, no período de isolamento adotado no começo da pandemia em Goiás

O Governador Ronaldo Caiado (DEM) orientou os prefeitos do Estado a adotarem o lockdown intermitente pelos próximos 14 dias, a partir da terça-feira (30).

A medida sugerida pelo democrata foi anunciada por meio de videoconferência transmitido pelas redes sociais do Governo de Goiás na manhã desta segunda-feira (29), que teve como intuito discutir a situação alarmante da Covid-19 em Goiás.

O modelo de fechamento alternados dos estabelecimentos a cada 14 dias foi pronunciado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UGF), Thiago Rangel.

Segundo Caiado, não é possível continuar levando adiante a situação atual, visto que o número de casos da doença nas cidades tem crescido de forma significativa para gerar um colapso no sistema de saúde.

Para o governador, não existe outra maneira de controlar o vírus a não ser o isolamento social monitorado.

O Governo do Estado pretende adotar a proposta da UFG e orienta todos os prefeitos a fazerem o mesmo, oferecendo total apoio, inclusive da polícia.

Os gestores municipais que forem contra o regulamento orientado devem se manifestar publicamente ou através de e-mail ao governo, sugerindo ainda, novos caminhos para controlar a situação.

“Depois dos 14 dias, nós teremos outro rito ampliando essas outras atividades dentro de critérios que nós seguiremos aquilo que o estudo da Universidade Federal de Goiás vai nos orientar”, declarou.     

“Neste momento, nós complementaremos ao decreto que está em vigor incluindo ali algumas atividades que estavam autorizadas a funcionar. E daqui 14 dias nós estaremos com outro decreto para mostrar que serão liberadas atividades econômicas financeiras no estado de Goiás dentro da regra que foi apresentada hoje pelo professor Thiago”, informou o governador, referindo-se a mudanças que devem ser realizadas referente ao último decreto divulgado, em abril.  

Entenda o que é lockdown

Embora não tenha uma definição única, o lockdown é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Além disso, verifique

Caiado defende ‘fechamento mais rígido’ para frear avanço da Covid-19

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou nesta quinta-feira (25) que concorda com um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *