A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Regiões / Goiânia / Goiânia: Iris deixa a política e abre caminho para candidatura de Maguito

Goiânia: Iris deixa a política e abre caminho para candidatura de Maguito

Aos 86 anos, 63 anos deles dedicados à vida pública, o prefeito Iris Rezende desiste da reeleição e anuncia sua aposentadoria na política

Desta vez não há volta. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, 86 anos, anunciou oficialmente que deixará a vida pública, assim que encerrar seu mandato em dezembro. A desistência de Iris de tentar seu quinto mandato como prefeito da Capital abre caminho para a candidatura do ex-governador Maguito Vilela, o nome mais cotado do MDB para a disputa. “Não serei candidato. Encerro neste momento a minha carreira política”, disse Iris Rezende ao reunir a imprensa para uma entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 25

Durante o anúncio, o prefeito fez agradecimentos e disse que seu sentimento era de “gratidão”. O gestor também comentou que a sua afinidade com a política é um “dom de Deus”. “Sempre disse e continuo a repetir: a política é um sacerdócio. Fazer o bem sem olhar a quem – um dom que Deus me deu”, mencionou.

O anúncio contou com a presença de secretários e vereadores. Emocionado, Iris disse que vai cumprir com todas as atividades até o final do mandato e afirmou que todas obras em construções serão entregues. “Todas as construções em andamento contam com recursos em caixa para conclusão até o fim do meu mandato”, afirma.

Em julho de 2016, o prefeito chegou a anunciar o fim da carreira política após ser derrotado nas eleições para governo estadual. À época, o atual prefeito, disse que já estava com sua “missão cumprida”. Meses depois, ele voltou atrás da decisão.

De acordo com Iris Rezende, a decisão do anúncio foi pensada  com antecedência para que os candidatos à sua sucessão possam se colocar na disputa. Além disso, ressaltou que concluirá suas atividades públicas no dia 1° de janeiro de 2021, com a transmissão do cargo de prefeito da Capital.

“As duas decisões foram amplamente amadurecidas e tomadas de maneira consciente. São irredutíveis e definitivas. De hoje até o encerramento das minhas responsabilidades públicas, naturalmente, permanecerei focado e a trabalhar em dobro, para que a nossa gestão cumpra todos os compromissos firmados com a população de Goiânia”, completou.

Referindo-se ao Rei do Futebol, Pelé, Iris Rezende disse que “encerrou a carreira em um bom momento”. Em 63 anos de vida pública, Iris dividiu os mandatos como vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, prefeito, governador e ministro de Estado.

Trajetória política

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, região sul de Goiás. Em 1949, aos 15 anos, mudou-se com a família para Goiânia, onde começou sua militância política ainda na adolescência. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano depois, em 1959, foi eleito vereador.

Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ele ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia.

“Foi a época que eu fui militar minha advocacia, enquanto muitos cassados se exilaram em outros países, eu fiquei aqui mesmo, não tinha nada a esconder. Montei um escritório de advocacia com bons mestres e, de repente, meu escritório era um dos que tinha maior número de ações ajuizadas deste país, foi um sucesso”, relembrou.

Após o fim da ditadura militar, Iris foi eleito governador por dois mandatos, governando o estado de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney, de 1986 a 1990.

Em 1994 Iris Rezende foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

O último cargo público ocupado por Iris foi o de prefeito de Goiânia. Ele foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, mas abandonou o cargo em 2010 para disputar ao governo estadual. Tanto nas Eleições 2010 quanto em 2014, Rezende foi derrotado pelo adversário Marconi Perillo (PSDB).

Iris Rezende reassumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.

(Com G1 Goiás)

 

Além disso, verifique

Criada por padre Robson, Afipe é suspeita de lavar dinheiro em postos de combustíveis

Durante investigação de transações da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), criada pelo padre Robson de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *