A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias / Saúde / Palmas: Iratã Abreu é o décimo infectado pelo coronavírus no Tocantins

Palmas: Iratã Abreu é o décimo infectado pelo coronavírus no Tocantins

Palmas registrou o nono caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) neste domingo, 29. O paciente é o ex-vereador de Palmas Iratã Abreu, filho da senadora Kátia Abreu e testou positivo neste domingo (29).

Ele está com sintomas leves e não apresentou febre. Nas redes sociais, ele agradeceu as mensagens de carinho e confirmou que está em casa, de repouso e isolado.

A primeira pessoa que se contaminou com o coranavírus no Tocantins, de Palmas, a advogada Kellen do Vale, já está curada. No Tocantins são 10 casos confirmados e 96 descartados. O outro paciente é de Araguaína.

Iratã Abreu disse que está em Palmas desde o dia 14. ” Sem nenhum sintoma trabalhei normalmente, e no feriado/fim de semana retrasado (entre 20 e 22), comemorei o meu aniversário e estive com amigos e familiares. Não sei onde ‘peguei’ o corona, é um mistério entre Brasília e Palmas”. Ele disse ainda que começou a perceber os sintomas há cinco dias.

Kátia Abreu também se posicionou nas redes sociais. Segundo ela, o filho está passando bem e segue monitorado. “Reafirmo meu pedido para que todos fiquem em casa. Ainda estamos na pior fase do vírus. Peço orações pelo Iratã”, disse.

Por meio da assessoria de imprensa, a senadora disse também que o filho está em casa, na capital, recebendo cuidados conforme orientação médica e em completo isolamento. Afirmou ainda que a família segue confiante na plena recuperação de Iratã.

Pacientes com síndrome gripal

O COE ressalta que desde o dia 23 de março os pacientes com síndrome gripal (sintomas de gripe) passaram a constar na ficha de notificação municipal como casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) e, em consequência disso, esse número se elevou bastante, chegando a 445 casos neste domingo, 29.

Entretanto, nem todos serão submetidos ao exame devido à pequena quantidade de testes disponíveis no Laboratório Central do Estado (Lacen). Somente os casos considerados graves serão testados até que mais testes sejam disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que a escassez de testes para diagnosticar o novo coronavírus é um problema mundial e não só do Brasil. A testagem em massa é uma estratégia que poucos governos conseguiram implementar, por isso, a medida mais prática e segura tem sido o isolamento social para evitar que o vírus se propague.

Apesar de não se tratar de casos confirmados, os pacientes notificados com síndrome gripal e considerados suspeitos estão sendo monitorados diariamente.

Eles recebem ligações dos profissionais da saúde do município de Palmas, são orientados por médicos e acompanhados quanto à evolução ou regressão dos sintomas.

Os telefonemas não concluídos (caixa postal ou número inexistente) são informados às equipes de Saúde da Família da área de abrangência do endereço fornecido para que façam a busca ativa dos pacientes.

 

Além disso, verifique

Governo não interfere no comércio, mas define ações nos serviços públicos

Diversas medidas foram adotadas pelo Governo do Tocantins desde que a Organização Mundial da Saúde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *