A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Agronegócios / Produção de frutas no Manuel Alves tem perspectiva de crescimento de 15%

Produção de frutas no Manuel Alves tem perspectiva de crescimento de 15%

O projeto Manuel Alves, um dos maiores polos de produção de frutas no Tocantins, deve produzir este ano cerca de 15% a mais em relação a 2019. A perspectiva é alcançar uma produção de12 mil toneladas de frutas, ultrapassando as 10,2 mil toneladas do ano passado, cultivados em uma área de 1,3 mil hectares. O projeto tem uma capacidade de produção de 3.792 mil hectares, incluindo lotes de pequenos produtores rurais e área empresarial.

Para o gerente do Distrito de Irrigação Manuel Alves, Patrik Diogo Antunes, a expectativa de aumento de 10% a 15% se deve à melhoria no nível da tecnologia utilizada pelos produtores. “Estamos conquistando um aumento da área implantada com algumas culturas, possibilitando, assim, o crescimento na produção de frutas a cada ano”, afirmou Patrik Diogo Antunes.

Segundo o técnico agrícola da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Paulo Pereira Barros, o Tocantins, nos últimos anos, vem incentivando o fortalecimento da cadeia da fruticultura no Estado por meio de eventos técnicos voltados para o setor, pois acredita-se no potencial da região para produzir frutos de altíssima qualidade e também como mais uma alternativa de geração de renda e emprego para o homem do campo. “Prova disso é que estamos juntos com os produtores, instituições do governo e parceiros promovendo todos os anos o Tecnofruti [Dia Técnico de Fruticultura], levando novidades tecnológicas para reforçar ainda mais a produção no projeto Manuel Alves”, destaca.

Comercialização

Parte da produção é comercializada no Tocantins,  e a maioria vai para os estados do Pará, Maranhão, São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, além do Distrito Federal, perfazendo uma movimentação financeira em torno de R$ 1 milhão ao mês. O projeto gera cerca de 250 empregos diretos, com possibilidade de chegar a 1.250 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Atualmente, o projeto produz banana (prata, nanica e maçã melhorada), coco, maracujá, abóbora cabutiá, abóbora maranhão, manga Palmer, limão, tangerina, melancia, mandioca e hortifrúti.

Projeto

O projeto Manuel Alves, localizado no município de Dianopólis, região sudeste do Tocantins, iniciado em 2007, utiliza a tecnologia de irrigação por microaspersão, gotejamento e aspersão convencional. A área do projeto possui bastante água, além de solo e clima adequados para o cultivo de frutas.

Por Elmiro de Deus

 

 

 

 

 

Além disso, verifique

Darci Coelho é nomeado secretário de Assuntos Fundiários de Palmas

Vice-governador na primeira gestão de Siqueira Campos e deputado federal pelo Tocantins, Darci Coelho foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *