A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias / Educação / Governo aumenta os colégios militares e amplia ensino de tempo integral

Governo aumenta os colégios militares e amplia ensino de tempo integral

As áreas que envolvem Educação, Juventude, Esporte, Cultura e Ensino Superior têm recebido atenção especial da Gestão do governador do Tocantins, Mauro Carlesse. Muitas das ações que foram executadas no ano passado, como o aumento do número de colégios militares e a ampliação do ensino de tempo integral, estavam inclusas no Plano de Governo apresentado à Justiça Eleitoral nas eleições de 2018.

Educação de Qualidade

Na meta Educação de Qualidade, o Governo avançou com retomada de obras e ações voltadas para reforço das atividades pedagógicas. Ao longo de 2019, foram investidos cerca de R$ 12 milhões na construção, reforma e ampliação de unidades de ensino e R$ 7,5 milhões no aparelhamento das escolas.

As escolas militares passaram de oito para 12 unidades em funcionamento e mais seis lançadas para iniciarem as aulas neste ano, permitindo que mais estudantes e municípios pudessem ter acesso a este modelo de ensino.

Da mesma forma, o ensino médio integral foi ampliado. Apenas por meio do Programa Escola Jovem em Ação, implantado no Tocantins em 2017, o número de escolas saltou de 12 para 22. Um total de 5.528 estudantes do ensino médio passou a ter a oportunidade de exercitar seu protagonismo, participando ativamente de todo o processo educacional, desde a elaboração, execução, até a avaliação das ações realizadas na escola.

Na meta Juventude e Esportes, o Governo do Tocantins implantou as Escolinhas de Iniciação Esportiva. Cerca de 60% dos municípios tocantinenses, das 13 Diretorias Regionais de Educação, foram atendidos de forma direta ou indireta. De forma direta com a entrega de kits esportivos: bolas, redes, cones, coletes, apitos, bomba para inflar, bolas, colchonetes, jogos de camisa, entre outros itens, e de forma indireta com a cessão de profissionais de Educação Física lotados na Superintendência, empréstimo de materiais esportivos utilizados nos Jogos Estudantis.

Expansão do Ensino Superior

Na área do Ensino Superior, o Governo vem atuando, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), oferecendo ensino gratuito e qualidade. A instituição sendo expandida com a criação do Câmpus no município de Paraíso do Tocantins e a implantação do curso de Medicina.

Além disso, a Unitins passou, em 2019, por melhora na estrutura dos prédios no interior do Estado, recebeu novos equipamentos, implantou a biblioteca virtual e está com 100% dos seus cursos reconhecidos ou em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Fomento à Cultura

Em relação à Cultura, a área ganhou novos projetos e ações com a criação da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Dentre os trabalhos em destaque está a realização das sextas culturais e festivais gastronômicos por todo o Estado, recadastramento artístico e cadastro de artesãos, além de feiras de artesanato e divulgação da cultura tocantinense em outros locais do Brasil e do mundo.

Plano de Governo

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, já cumpriu ou colocou em execução grande parte das metas estabelecidas em seu Plano de Governo, apresentado à Justiça Eleitoral no pleito de 2018. As ações contemplam as diversas áreas do Estado e impactam diretamente na melhora da qualidade de vida do cidadão tocantinense.

O plano apresentado contempla 12 eixos e 46 metas prioritárias. O foco do documento esta em ações voltadas ao municipalismo e a melhora dos serviços públicos oferecidos à população nas diversas áreas do Executivo Estadual.

Por Jesuino Santana

 

Além disso, verifique

Palmas: prefeita reafirma que medidas de isolamento estão mantidas

Em resposta às demandas de toda a população em relação ao que institui o Decreto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *