A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Regiões / Goiânia / Goiânia: Iris Rezende surpreende e diz que não será candidato à reeleição

Goiânia: Iris Rezende surpreende e diz que não será candidato à reeleição

Surpresos. Assim os jornalistas receberam a notícia dada pelo prefeito Iris Rezende nesta terça-feira (7) de que não será candidato à reeleição e que sua posição é definitiva. “Não vou disputar nova eleição, espero”, disse para, na sequência, acrescentar: “Uma pessoa de 86 anos corre muito mais risco que uma pessoa de 16 anos, de 20, de 30 e ou de 40. De forma que eu tenho de ter o “desconfiômetro”. Ele garantiu que sua decisão é definitiva.

As declarações ocorreram durante entrevista coletiva no evento de assinatura de autorização para reforma e ampliação do Cais Chácara do Governador. Iris afirmou que não quer ter a “paternidade” de um candidato a sua sucessão, mas afirmou que pretende convencer a população de que precisa escolher bem um candidato, fiscalizar e pesquisar a vida dele antes de votar. Iris diz que vai entregar a prefeitura sem dívida, que levou dois anos para organizar a gestão, e que esse trabalho não pode ser desperdiçado com uma escolha equivocada dos eleitores.

A entrevista

O prefeito estava falando sobre liberação de recursos do governo federal para a área de saúde durante a entrevista, quando começou a se referir, sem ser questionado pelos jornalistas, sobre o processo eleitoral. Ele afirmou que pretende deixar todas as unidades de saúde e órgãos municipais funcionando “plenamente e competentemente” e lembrou da campanha anterior, quando chegou a anunciar que encerraria sua carreira política e da decisão posterior de recuar dessa aposentadoria.

“Eu o fiz pelo compromisso que tenho com a cidade, para consertar a prefeitura e vou deixa-la arrumada, sem dívida, consertada.” Em seguida, disse que faria sua “observação” à população de Goiânia. “Não adianta a gente reformar tudo, entregar uma prefeitura à altura e o povo não escolher bem aquele que vai me suceder para administrar essa máquina administrativa muito complexa.”

Um repórter então perguntou ao prefeito se ele estava organizando a casa para ele mesmo continuar a administrá-la e Iris respondeu, entre risos: “Estou arrumando a casa pelo carinho e amor que tenho por essa cidade”. Lembrou que chegou com 15 anos de idade a Goiânia, que oito anos depois a cidade o elegeu vereador e depois prefeito. “Se eu me tornei um político profissional devo a Goiânia que sempre acreditou em mim”.

E continuou: “Não vou disputar nova eleição, espero, mas vou fazer um apelo ao povo: ‘Escolha quem realmente tem compromisso com o povo, porque de conversa fiada o Brasil está cheio (…) Quando se escolhe mal, o desastre é inevitável”. Iris novamente foi questionado se sua decisão de não se candidatar estava tomada e ele respondeu que disse em 2016 que se candidataria para “consertar a prefeitura”.

Ele afirmou que assumiu a prefeitura em 2017 com um déficit mensal de R$ 31 milhões e uma dívida de R$ 1 bilhão e que levou dois anos para ajustar as contas e novamente afirmou que não adianta todo esse esforço se amanhã o eleitor “votar por votar” e a prefeitura “cair nas mãos de uma pessoa incompetente e até irresponsável”. Perguntado quem apoiaria para sua sucessão, o prefeito disse que se não está disposto a disputar, não vai assumir “paternidade de candidatura.

Um repórter então perguntou se o povo pedir ele seria candidato de novo (recurso que ele já usou no passado para se candidatar) o prefeito afirmou, entre risos: “Eu completei há pouco mais de 10 dias, 86 anos [seu aniversário foi em 22 de dezembro]. Então a gente tem de raciocinar bem. Uma pessoa de 86 anos corre muito mais risco que uma pessoa de 16 anos, de 20, de 30 e de 40. De forma que eu tenho de ter o ‘desconfiômetro’, de me preocupar com a escolha do meu sucessor, é claro, mas essa escolha não será por mim, nem alimentada. Eu apenas vou pedir a Goiânia inteira estude aquele que vier a sua porta para pedir voto. Fiscalize, pesquise a vida da pessoa.”

Iris não quis “precipitar as coisas” ao ser questionado se apoiará a pré-candidatura do ex-governador Maguito Vilela. “Entendo que o MDB é um partido amadurecido e não vai errar na escolha de um represente nas eleições”. O repórter da Sagres 730 encerrou a coletiva perguntando se sua posição de não se candidatar era definitiva e o prefeito respondeu: “É, é”.

Depois dessa entrevista coletiva, Iris falou ao vivo para emissoras de rádio e se recusou a falar sobre a eleição. Repetiu a mensagem bíblica de que há tempo para tudo e que seu tempo agora é de administrar, não de fazer política.

Cais para UPA

A prefeitura informou que o Cais Chácara do Governador será transformado com sua reforma e ampliação em UPA Porte 2, destinada a casos de baixa e média complexidade. Há mais duas UPAs na capital, a Itaipu e a Noroeste. Elas são de Porte 3, com estrutura para atendimentos de média e alta complexidades.

A UPA da Chácara do Governador terá cinco consultórios e três leitos na sala de reanimação. A unidade também ganhará sala de isolamento e passará de 1.459 metros quadrados para 1.944 m2 em área construída. A obra tem previsão de 120 dias.

Por Rafael Bessa/portal Sagres

Além disso, verifique

Escorpião pica paciente em hospital. No Brasil foram 133 mortes em 2019

A incidência de picadas por escorpiões tem crescido bastante nos últimos anos. Só em 2019, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *