A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Cultura / De Goyaz a Goiás: as reminiscências contadas pela arte de Ademir Hamú

De Goyaz a Goiás: as reminiscências contadas pela arte de Ademir Hamú

Por Célia Valadão

Os gregos já dispunham de uma rica cultura literária, antes mesmo de dominarem a escrita. Mitos relatos de aventuras, regras legais, canções religiosas e profanas ficavam arquivados na memória de toda a comunidade e eram transmitidos oralmente de geração em geração. Com o transcorrer  dos tempos as informações passaram a ser registradas pela escrita.

Hoje porém, elas chegam até nós em tempo real, nos mais variados meios de comunicação, mas a forma mais efetiva de conservar na memória, qualquer tipo de informação, é pela escrita. Assim, em meio a notícias e mais notícias que nos deixam atordoados, ou até emocionados, nos deparamos com as histórias contadas por intelectuais da literatura, transcritas para registrar um tempo passado.  Reminiscências que pertencem ao acervo do Estado de Goiás e são recontadas pela arte e na arte.

Ademir Hamú lançou recentemente o livro “De Goyaz a Goiás”, volume 2. O escritor  é um apaixonado pela literatura, com detalhes ele vai tecendo os fios do passado e traz para o presente as verdades, os sonhos e a grandeza de pessoas ilustres que trabalharam para a construção do nosso Estado de Goiás.

Com muita cuidado o autor compilou a biografia de 16 personagens históricas da cidade de Goiás:  Agnelo Arlington Fleury Curado, Armênia Pinto de Souza, Aymoré Netto de Vellasco, Célia Valadão, Joaquim Carvalho Ferreira, Joaquim Edison de Camargo, José Edilberto da Veiga, Josélio Gomes Maranhão, Leolídio Di Ramos Caiado, Maria Ludovico de Almeida e Silva, Maria Luíza Póvoa da Cruz, Neusa Moraes, Octo Marques, Mestra Nhola (Pacífica Josefina de Castro), Regina Célia Damasceno e Sebastião de Barros. A obra conta com apresentação de Maria do Rosário Cassimiro – ex-reitora da Universidade Federal e integrante da Academia Goiana de Letras; Miguel Jorge – escritor e Eurípedes Leôncio – professor de Literatura. Neste contexto sinto-me agraciada com a homenagem, por me inserir no rol de pessoas ilustres, que fazem parte da construção da história de Goiás e compõem o livro de Ademir.

Com esse trabalho ele recria a narrativa com veracidade, além de trazer os nomes que contribuíram e contribuem para a construção cultural, artística e social do nosso Estado de Goiás.

A obra literária de Ademir configura uma pesquisa centrada na interação arte/vida, em que o leitor participante do universo da linguagem literária se torna capaz de traduzir as nuances do pensamento e da reflexão de uma história viva. Ademir não é apenas um entusiasta de biografias, ele é, sobretudo, um pesquisador da história. Autor de livros didáticos, infantis e poeta.

A voz pronunciada nas entrelinhas de cada biografia celebra cada momento de busca dos acontecimentos, por meio de reiterações de imagens e ideias, que evidenciam o que foi dito anteriormente, sintetizando a mais íntima história da cidade de Goiás na literatura, nos acontecimentos políticos e sociais. Esses fatos fazem da história da cidade de Goiás, a história do Estado de Goiás.

Parabéns Ademir Hamú, autor dessa bela obra!

Parabéns aos leitores que estão recebendo esse magnífico trabalho, o qual harmoniza conhecimento e arte!

 

Célia Valadão

Superintendente de Habitação e Regularização Fundiária, Cantora e Bacharel em Direito.

Além disso, verifique

Goiânia: Iris Rezende surpreende e diz que não será candidato à reeleição

Surpresos. Assim os jornalistas receberam a notícia dada pelo prefeito Iris Rezende nesta terça-feira (7) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *