A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Cultura / Ex-governador Siqueira Campos é homenageado na reabertura do Palacinho

Ex-governador Siqueira Campos é homenageado na reabertura do Palacinho

????????????????????????????????????
Governador Carlesse disse que pretende restaurar todos os prédios públicos que fazem parte da história da criação do Estado

O Museu Histórico do Tocantins e primeiro prédio da Capital tocantinense, o Palacinho, foi reaberto à visitação pública nesta terça-feira, 19, pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse. A solenidade contou com a presença do primeiro governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, que foi homenageado durante o evento. A programação contou ainda com apresentações musicais, visitação às dependências da antiga sede do Executivo Estadual, anexos e Capelinha, que passaram por obras de manutenção corretiva, preventiva e pintura.

As obras de manutenção e reabertura do local foi fruto de parceria do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), do Grupo Amigos do Palacinho. A parceria resultou na expografia “O Período do Palacinho 1990/1991”, que vai permitir aos tocantinenses e aos turistas que visitarem a capital do Estado conferir a história dos primeiros momentos de Palmas.

O governador Mauro Carlesse destacou a iniciativa do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, que permitiu resgatar a história do Tocantins, que segundo disse não pode ser esquecida e apagada ao longo dos anos. “O Palacinho é isso, ele representa a história verdadeira do nosso Estado. É o primeiro prédio de Palmas e é isso que a gente tem que fazer, que é construir, preservar e conservar, porque isso é para a eternidade e não pode ficar esquecido porque mudou um Governo. Essa é minha intenção não só com relação ao Palacinho, mas também com relação a outros prédios públicos”, ressaltou.

Por sua vez, Wagner Praxedes destacou a sensibilidade do governador Mauro Carlesse com o projeto de resgate da história do Palacinho. “O Palacinho representa a materialização de um ideal, que era a criação do Tocantins e o governador Mauro Carlesse, desde o primeiro momento, se mostrou sensível ao projeto. Agora o local está de portas abertas para receber os turistas interessados na história do Tocantins”.

Já o ex-vice-governador do Estado, Darcy Coelho, lembrou que o local simboliza o trabalho dos pioneiros. “Daqui saíram as grandes decisões baseadas na vontade de tornar o Tocantins um estado pujante e que fincaram o alicerce da história”, frisou ele, destacando ainda que o governador Mauro Carlesse está fazendo voltar o tempo das grandes realizações.

O ex-governador Siqueira Campos, que foi homenageado durante a solenidade, aproveitou para entregar ao governador Mauro Carlesse um kit em que consta o planejamento do Estado até 2020 e lembrou as dificuldades do povo tocantinense na ocasião da criação do Estado e da sua administração. “Essa colaboração é porque acredito no seu Governo, que está conseguindo organizar o Estado”, ressaltou.

Museu

O Palacinho foi o primeiro edifício construído em Palmas e a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins e foi construído em madeira. No local os visitantes podem conferir como era o Gabinete do Governador, a Vice-Governadoria, a Casa Militar, a Casa Civil, o Diário Oficial do Estado, a Secretária de Comunicação e a Fundação Santa Rita de Cássia, criada em 1989 para formular e executar a política de promoção social do Estado.

 

O evento foi marcado por apresentação de vídeo documentário, apresentação musical dos cantores Genésio Tocantins e Braguinha Barroso, acompanhados do coral do Tribunal de Contas do Estado, além da apresentação da orquestra sanfônica Amor Perfeito.

Para Tom Lyra, o governador Mauro Carlesse, apoiou a causa do movimento Amigos do Palacinho, por meio da Adetuc, por entender a importância do museu para preservar um marco importante da história da criação do Estado e da construção de Palmas. “A reforma do Palacinho ajudará o fomentar o turismo de experiência e promover a integração cultural do nosso Estado”, ressaltou.

Segundo a gerente de Acervos e Patrimônio, Alline Alves Santos da Silva, o Palacinho recebe, em média, a visita de 500 pessoas por mês. O local também conta quatro funcionários fixos, sendo dois assistentes, um técnico em museologia e um gerente.

“O acervo do Palacinho ainda está em formação, tínhamos pouquíssimas peças, não chegavam a 50 no total. Com essa revitalização já adquirimos, por transferência das outras Secretarias, mais de 60 peças. Conseguimos, dessa maneira, formar algumas coleções e vislumbramos a aquisição, via doação, de uma quantidade significativa que nos permitirá construir um grande acervo museológico”, explicou a gerente.

Presenças

A solenidade contou ainda com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade; do ex-governador Raimundo Boi; do presidentes do Tribunal de Contas do Tocantins, Severiano Costandrade;  do defensor público-geral, Fábio Monteiro; deputados estaduais; prefeitos e vereadores. {Jarbas Coutinho}

 

Além disso, verifique

Governo do Tocantins retoma projeto de qualificação para mulheres

O projeto Jeito de Mulher, que já beneficiou 210 mulheres tocantinenses com qualificação profissional em áreas tradicionalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *