A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Regiões / Tocantins / Agenda Cidadã 2019: Energisa cada vez mais próxima dos municípios

Agenda Cidadã 2019: Energisa cada vez mais próxima dos municípios

 

caminhão-nossa-nergia (1)

Parceira do projeto Agenda Cidadã, idealizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, a Energisa tem participado efetivamente de todas as edições. Neste mês de outubro já aconteceram dois eventos, com sucesso. O primeiro em Gurupi, dia 7, e o segundo em Porto Nacional, quinta-feira, dia 10. Paraíso, Guaraí e Araguaína, respectivamente, serão as próximas cidades contempladas ainda neste mês.

A presença da Energisa na Agenda Cidadã tem obtido resultados satisfatórios, principalmente nas discussões com os gestores municipais, como, por exemplo, proceder diante de algumas situações. Além do trabalho informativo e de conscientização, o caminhão Nossa Energia leva arte, entretenimento e serviços para a população.

O caminhão é equipado com experiências de energia para conscientizar de forma divertida e interativa sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e sobre o procedimento de leitura do medidor.

Para o coordenador de Relacionamento da Energisa, Roger Pereira, a parceria da Energisa com o projeto Agenda Cidadã é importante e bastante produtivo. “É a oportunidade que temos para estar próximo do nosso cliente e estreitar o relacionamento com as prefeituras, orientando sobre diversos temas, principalmente no tocante aos débitos dos municípios com a empresa”, observou Roger Ferreira.

Um dos assuntos debatidos que interessa diretamente aos gestores é como é feita a implantação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) e os investimentos realizados pela Energisa no Estado quando assumiu a concessão, em 2014.

Iluminação pública

O tema iluminação pública também é bastante debatido, porque até hoje há dúvida, por exemplo, de quem é a responsabilidade de iluminar praças e vias da cidade. Segundo a Constituição Federal, nos artigos 30 e 149 e a resolução número 414/210, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no artigo 21, as prefeituras são responsáveis por todo o processo de iluminação pública.

E mais: também é de responsabilidade dos municípios, manutenção, reparos, melhorias e extensão das redes de iluminação pública da cidade. Cabe à Energisa, por sua vez, a obrigação de arrecadar a contribuição de iluminação pública, através das contas de energia, e repassar integralmente os valores às prefeituras. Quanto à definição dos valores, a concessionária não tem nenhuma participação no processo.

A Energisa esclarece também que para a solicitação para manutenção na rede de iluminação pública ou instalação de novos pontos, o cidadão deve entrar em contato direto com a prefeitura do seu município e mesmo naqueles casos de falhas na rede.

Como forma de prevenção de acidentes, a Energisa orienta o cidadão para não se aproximar de fios caídos e não permitir que outras pessoas também o façam. Neste caso, a orientação é para que a Energisa seja comunicada imediatamente.

Além disso, verifique

14/10/2019 - Inicio dos Atendimentos do Refis 2019 - Prefeita Cinthia Ribeiro participa de abertura do Refis que acontece na Fundação Cultural.
Na foto: Rogério Ramos e Prefeita Cinhia Ribeiro
Palmas - TO
Foto: Edu Fortes

Refis 2019: parte dos recursos custeará melhorias na malha viária de Palmas

O 3º Mutirão de Negociação para Regularização Fiscal de Palmas (Refis 2019) começou com estrutura pronta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *