A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Agronegócios / Pecuária / Matopiba: Fundo Global pode financiar projeto da cadeia produtiva da carne

Matopiba: Fundo Global pode financiar projeto da cadeia produtiva da carne

446520_1000

O assunto foi discutido em Brasília nessa quarta-feira, 5, em reunião entre o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum com o secretário-executivo, o vice-ministro, Marcos Montes  e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em busca de carta de anuência do Ministério para a implantação do projeto de desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da carne na região do Matopiba, com investimentos do Fundo Global  para o Meio Ambiente (GEF) no valor de 15 milhões de dólares, cerca de R$ 58,2 milhões (cotação do dia) a serem aplicados nos quatro estados inteiramente com recursos do Fundo.

César Halum explica que o Mapa mostrou grande interesse pela proposta. “Sinalizaram positivamente sobre a carta de anuência, consentindo a execução do projeto no Matopiba com investimentos do Fundo. Tanto o governo federal como o GEF têm interesse em investir no Matopiba -, essa região que  está crescendo muito e é um polo avançado de produção”, argumentou .

Com a anuência do Mapa, o projeto deve ser elaborado o mais breve possível e será uma ação do Grupo Matopiba, defendido por César Halum e criado durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), ocorrido em Brasília no mês passado, quando o gestor da Seagro foi eleito vice-presidente.  Na ocasião, a proposta foi aprovada pelos quatro secretários e foi criado um termo de cooperação técnica entre Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia – Estados que formam o Matopiba. Halum foi escolhido para coordenar o grupo no primeiro ano de atividade.

Sustentabilidade

Aliar a produção de carne bovina de qualidade à preservação do meio ambiente é o foco principal da proposta. “Não cabe mais essa dicotomia de que produção e meio ambiente vivem de lados opostos. É possível fazer produção com preservação ambiental”, enfatizou César Halum.

Ao se referir a presença do Tocantins no projeto, o Secretário alia a proposta aos matadouros-frigoríficos que o Governo do Estado está construindo em oito municípios com recursos do Banco Mundial. “Já estamos no caminho certo, com as oito plantas frigoríficas em construção com o objetivo de melhorar o abastecimento de carne e combater o abate clandestino e o furto de gados nas propriedades rurais, o projeto sustentável da cadeia produtiva da carne vai estimular a produção nos municípios e regiões onde estão os frigoríficos”, ressaltou.

Fundo Global

O Fundo Global para o Meio Ambiente é um dos maiores financiadores de projetos de desenvolvimento sustentável do mundo. Iniciativa de cooperação internacional reúne 183 países. Criado em 1991 apoia ações de proteção ao meio ambiente global e promove o desenvolvimento sustentável. Desde sua criação, o GE, já destinou mais de 13 bilhões de dólares para projetos em mais de 150 países, incluindo o Brasil.

Em missão representando o governador Mauro Carlesse no Peru, em evento do  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no último mês de maio, César Halum  apresentou a proposta para representantes do GEF, que sinalizaram interesse pelo projeto.

Além disso, verifique

Férias escolares da rede estadual são antecipadas por causa do coronavírus

Por determinação do governador Mauro Carlesse as férias escolares na rede estadual de ensino do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *