A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Colunas / Coluna - Anésio Júnior / Insensatez: fechamento das escolas vai aumentar evasão escolar

Insensatez: fechamento das escolas vai aumentar evasão escolar

download (6)

Por Anésio Júnior

Como boi em confinamento, o Estado engordou tanto nos últimos anos que está a ponto de explodir. Diante de políticas equivocadas, a maioria eleitoreira, será necessário que se faça uma lipoaspiração neste corpo obeso e que as gorduras espalhadas sejam eliminadas. Ou seja, é preciso retirar os excessos. Vai doer, vai. Mas não tem jeito.

A reforma administrativa e outras medidas tomadas pelo Governo Carlesse são necessárias. Uma das categorias atingidas é o servidor público, que acabou sendo eleito o vilão da crise. Por ações eleitoreiras, o governo abriu o saco de bondade e concedeu excessos de benefícios a determinadas categorias. Nem por isso toda classe tem que ser sacrificada. A maioria, como os professores, tem salários incompatíveis com a responsabilidade e importância do cargo.

O governo, por indisponibilidade de caixa, não tem como arcar com os compromissos assumidos para o pagamento, por exemplo, das progressões. Mesmo se quisesse, o valor devido, mais de R$ 1,4 bi, é impagável. Diante desse quadro caótico, nada mais do que uma boa conversa para que as partes cheguem a um acordo, como fizeram os militares na reforma da Previdência Social.

A reforma administrativa é necessária para ajustar as contas do Estado, mas algumas áreas teriam que ser preservadas, como saúde, educação e segurança. Ao governo faltou, por exemplo, bom senso ao decidir pelo fechamento de 21 escolas, num Estado cujo índice de analfabetismo é alarmante.

Para se ter uma ideia, no Tocantins mais de 120 mil pessoas acima de 15 anos de idade não sabe ler, nem escrever. Ocupamos também a vergonhosa posição de segundo Estado da região Norte no quesito analfabetismo. Por mais que o governo tente justificar o fechamento das unidades, ela é um retrocesso e vai, sem dúvida, contribuir para aumentar o índice de evasão escolar.

Para diminuir o impacto da falta de docentes nas escolas, que tiveram seus contratos rescindidos, que tal os deputados disponibilizarem 20% dos cargos que tem à disposição no Executivo para a contratação de professores em seus respectivos municípios?

Fica a sugestão. Vão aceitar? Duvido.

Além disso, verifique

Seis novos procuradores tomam posse na Procuradoria Geral do Estado

A solenidade de posse dos novos procuradores do Estado, aprovados no último concurso da Instituição, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *