A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Agronegócios / Agricultura / Emater capacita para recuperação de ribeirões

Emater capacita para recuperação de ribeirões

Servidores foram contratados por meio de convênio com a Saneago. Foto: Emater / Divulgação
Servidores foram contratados por meio de convênio com a Saneago. Foto: Emater / Divulgação

Servidores foram contratados por meio de convênio com a Saneago. Foto: Emater / Divulgação
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária está capacitando seis técnicos da parceria com a Saneago que vão trabalhar em projetos de preservação e recuperação das bacias hidrográficas dos Ribeirões Piancó e João Leite, na metodologia da Rede de Inovação Rural. Esses profissionais irão implementar práticas sustentáveis de gestão da água entre produtores inseridos na região das bacias.
Eles visitaram o Ribeirão Piancó, em Anápolis, e conheceram os projetos envolvendo a preservação e conservação das águas na região. Percorreram ainda cinco propriedades nas proximidades da bacia do Ribeirão João Leite, em Ouro Verde, e detectaram os problemas ambientais. Os técnicos ainda vão retornar a Anápolis para continuar os treinamentos em campo e uma nova capacitação será oferecida aos servidores no Centro de Inovação Rural entre os dias 7 e 12 de novembro.
De acordo com o engenheiro-agrônomo da Emater, Pedro Américo Carneiro, os técnicos vão elaborar projeto com o objetivo de buscar recursos para construção de unidades demonstrativas de fossas sépticas biodigestoras no Ribeirão Piancó. A proposta busca evitar a contaminação dos lençóis freáticos pelos dejetos lançados em fossas abertas ao ar livre. Ainda segundo Pedro Américo, a proposta é prioridade da Emater, e em função disto, serão oferecidos treinamentos rápidos para que os técnicos iniciem os trabalhos no campo o mais breve possível.
Expectativas
Para a técnica agrícola do convênio entre Saneago e Emater, Karen Alves Celestrino, “as propostas apresentadas atenderão ao produtor rural, à sociedade, e principalmente ao meio ambiente, que é o foco dos projetos na melhoria da qualidade da água”.
Em relação a equipe de trabalho, o técnico agropecuário do convênio Saneago e Emater João Ulisses Tavares de Araújo se mostrou otimista e destacou que, com a equipe de trabalho que está sendo montada, objetivos maiores do que os propostos pelos projetos podem ser alcançados. O servidor pontuou ainda que os trabalhos realizados pelo convênio irão ajudar o produtor nas melhorias das condições de saúde e vida, além de melhorar as propriedades.
Rede de Inovação Rural
A Rede de Inovação Rural é uma nova metodologia de extensão rural que leva em conta a gestão da propriedade junto às famílias, comunidades e organizações rurais, e visa a emancipação dos produtores. Este modelo de assessoramento prioriza a realização de parcerias público-privadas com agricultores e outras entidades com o objetivo de ampliar o acesso à assistência técnica e extensão rural.

Além disso, verifique

xBacia-de-Santos.jpg.pagespeed.ic.sLtKPDa7Qp

Norma do TCU dificulta megaleilão de petróleo

Plataforma na Bacia de Santos – Divulgação Nova regra inviabiliza venda de óleo excedente em campos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *